A coluna vertebral dos cães e dos humanos é composta por vértebras, que são ossos que se articulam entre si para formar um eixo que sustenta o corpo e protege a medula espinhal. No entanto, existem algumas diferenças importantes entre as duas colunas.
Número de vértebras
A coluna vertebral de um cão adulto tem geralmente 7 cervical, 13 torácicas, 7 lombares, 3 sacrais e de 13 a 21 caudais. Já a coluna vertebral de um adulto humano tem geralmente 7 cervical, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 caudais.
Portanto, a coluna vertebral dos cães é mais longa que a dos humanos, com um total de 53 a 79 vértebras, enquanto a coluna vertebral dos humanos tem um total de 33 a 34 vértebras.
Forma das vértebras
As vértebras dos cães e dos humanos têm um formato semelhante, mas existem algumas diferenças. As vértebras lombares dos cães são mais longas e mais finas do que as dos humanos. Isso ocorre porque os cães precisam de uma coluna mais flexível para se mover de forma rápida e ágil.
Localização das vértebras
As vértebras sacras dos cães estão fundidas, formando um único osso chamado sacro. Já as vértebras sacrais dos humanos são separadas.
Função
A coluna vertebral dos cães e dos humanos tem a mesma função básica, que é sustentar o corpo e proteger a medula espinhal. No entanto, as diferenças estruturais entre as duas colunas podem levar a diferentes propensões a lesões.
Por exemplo, as vértebras lombares mais longas e mais finas dos cães podem torná-los mais propensos a hérnias de disco.
Doenças
Algumas doenças que afetam a coluna vertebral de cães e humanos incluem:
- Hérnia de disco
- Doença degenerativa do disco intervertebral (DDIV)
- Osteoartrite
- Infecção
O tratamento dessas doenças pode variar dependendo da causa e da gravidade da lesão, porém ainda o melhor remédio é a prevenção, utilize rampas para cães de todas as idades se eles costumam subir ou descer de sofás, cama ou outros móveis.