Início » News » Discopatia em cães

Discopatia em cães

A lesão na coluna vertebral é também chamada de discopatia, ou seja, quando os discos das vértebras não funcionam mais corretamente e passam por uma falha, o que é, ainda, uma hérnia de disco.

A função dos discos entre as vértebras é impedir o contato entre elas, sendo por fora cheios de fibras e com interior gelatinoso e sua degeneração causa atrito entre as partes.

Toda a estrutura vertebral forma a chamada medula espinhal, responsável pelo equilíbrio do pet, além de permiti-lo andar e movimentar-se de forma flexível. Portanto, se ocorre choque entre as vértebras, desestabiliza todo o resto, prejudicando a locomoção do animal.
Dois podem ser motivos da discopatia: o cachorro sofreu alguma queda ou trauma na coluna , assim como o envelhecimento pode levar a certas dificuldades e falhas motoras. Essa condição é conhecida, inclusive, por provocar paralisia e impedir o cãozinho de andar.

Além disso, há predisposição genética para alguns cachorros desenvolverem esse problema de saúde. É muito mais comum naqueles acima de cinco anos de idade, pelo desgaste natural dos discos ao longo do tempo e gera mudanças no sistema neurológico do animal.

A hérnia de disco causa fortes dores na coluna vertebral

Os principal sinal que o pet sente é uma dor intensa e aguda, o que reflete em outras consequências. Dependendo do nível do incômodo, é comum ter mais dificuldade de se mover aos poucos e até chegar ao nível de não consegui sair do lugar com as próprias pernas.

É comum ele ficar mais apático e desanimado devido ao incômodo, além de ficar com o pescoço rígido e os ombros baixos e a postura torta. Vai relutar muito ao ter de caminhar. As orelhas ficam para baixo ou para trás, em uma típica demonstração de dor.

Gradualmente ele vai perdendo as funções neurológicas e também deixa de controlar ações, antes, voluntárias, como fazer xixi e cocô. O movimento peristáltico para de funcionar e tudo que é ingerido acaba passando direto pelo intestino, sem a digestão correta. Por isso, a incontinência urinária e fecal é outra complicação causada pela lesão na coluna vertebral.

Outra complicação causada pela alteração no sistema nervoso é a redução da sensibilidade e do tato do cachorro. Pouco a pouco sente com menos intensidade o que toca, sinal bem perigoso, afinal, ele pode se queimar ou sofrer alguma fratura sem perceber. Ou seja, exige atenção constante do tutor para garantir que esteja sempre bem.

Depois de avaliado visualmente e tocado pelo veterinário, tem de passar por testes de imagem e de contraste, como raio-X da coluna e da medula espinhal, sendo esta última a mielografia. Além disso, é importante tirar uma tomografia da região e fazer uma ressonância magnética. Pode ser feita também a coleta de amostras do líquido da medula.

Existem variados tipos de tratamento para a discopatia, seja por meio de fisioterapia, medicamentos para aliviar a dor e até intervenção cirúrgica dependendo da gravidade. Esta última é mais arriscada, mas pode ser a melhor saída para o pet recobrar as funções da medula óssea, retirando a hérnia.

O repouso e a imobilização do bichinho podem ser as melhores soluções se o quadro não é tão sério. Se isso for feito logo no início do aparecimento dos sinais, junto com a ação de corticoides, a recuperação tende a ser mais rápida.

A fisioterapia veterinária ajuda a fortalecer a musculatura do animal e garante um realinhamento da coluna, em alguns estágios. Do mesmo jeito exercícios físicos comuns são positivos e aumentam a resistência do corpo.

Para facilitar o acesso a camas, sofás, ambientes com elevação, utilize as rampas para pets, conheça nossos modelos.

1 comentário em “Discopatia em cães”

  1. Bom dia! Muito esclarecedoras as explicações. Contudo, sei que cada caso é diferente, e a gente fica angustiada ao ver nosso querido cãozinho antes alegre, abanando o rabinho. Agora triste, cabeça baixa e orelhas caidas. É srd, mas é ele que é amadonpor tida a família!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre nós

Rampets Comércio de Produtos para Petshops Ltda.
CNPJ: 37.130.624/0001-33

Abrir WhatsApp
Podemos ajudar?
Dúvidas sobre rampas?